Terceira vez: Lula é novamente multado por propaganda eleitoral antecipada

19/05/2010 09:45

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) voltou a multar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite de terça-feira por propaganda eleitoral antecipada em favor da pré-candidata petista à Presidência da República Dilma Rousseff.

    Os ministros da corte decidiram, por 4 votos a 3, acolher representação de PSDB, DEM e PPS e multar Lula em 5 mil reais por entenderem que o presidente fez promoção de Dilma durante discurso feito na inauguração de prédios na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Teófilo Otoni (MG), em 9 de fevereiro deste ano.

    Para os partidos de oposição, Lula promoveu a candidata petista quando interagiu com a plateia que gritava o nome de Dilma e ao afirmar que fará sua sucessora "para dar continuidade ao que nós estamos fazendo, porque este país não pode retroceder. Este país não pode voltar para trás como se fosse um caranguejo", cita o TSE em nota.

    Os ministros também decidiram, por unanimidade, não multar Dilma pelo episódio. Eles entenderam que a pré-candidata não tinha conhecimento prévio das manifestações que seriam feitas por Lula.

    É a terceira vez que o TSE multa Lula por considerar que o presidente usou eventos públicos para promover a pré-candidata petista. Em março, a corte já havia decidido multar o presidente em 5 mil reais numa decisao e em 10 mil reais numa outra.

(Por Eduardo Simões)

Leia:

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário