Inscrições para Prêmio Nacional de Estatísticas Judiciárias do CNJ vão até o dia 15 de outubro

18/09/2009 11:05

    Estão abertas  até o próximo dia 15 de outubro as inscrições para o Prêmio Nacional de Estatísticas Judiciárias promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O concurso visa incentivar a produção de trabalhos estatísticos capazes de medir o desempenho e a produtividade dos órgãos do Judiciário, de forma a contribuir com o planejamento e a gestão estratégica dos  tribunais  para maior efetividade e transparência à Justiça brasileira. Os interessados podem se inscrever  na página de abertura do portal do CNJ  (www.cnj.jus.br), onde está disponível o formulário de inscrição.

    O  prêmio será distribuído em três categorias:   órgãos judiciários;  pesquisadores;  e jornalistas e outros profissionais de comunicação. Os projetos e trabalhos inscritos poderão ser complementados com anexos em formato de texto, vídeo, apresentação, imagem ou quaisquer outros documentos e links. Podem participar órgãos integrantes do Poder Judiciário, pesquisadores, jornalistas e demais profissionais da área de comunicação de todo o país que realizaram projetos que contribuem para que a sociedade entenda melhor o funcionamento da Justiça. Reportagens, monografias, sistemas e bancos de dados são alguns dos trabalhos que podem concorrer ao prêmio. As informações dos trabalhos selecionados vão contribuir com o Programa Justiça em Números, do CNJ, que apresenta anualmente uma ampla base de informações quantitativas sobre as atividades do Judiciário, visando garantir a padronização desses indicadores para melhorar os serviços prestados pela Justiça.

    Na categoria  órgãos do  Judiciário, serão premiadas com placas de menção honrosa três instituições que utilizem as estatísticas judiciárias para aumentar a eficiência na prestação de serviços à sociedade. Nas duas outras categorias, a premiação é de R$ 15 mil apenas para o primeiro colocado. Pesquisadores podem inscrever papers, monografias e estudos que utilizem estatísticas judiciais, sobretudo as do Programa Justiça em Números. Os jornalistas, por sua vez, podem participar com reportagens publicadas como texto, áudio, vídeo ou multimídia.

    No lançamento do programa, durante o II Seminário Justiça em Números, realizado em Brasília no início de junho, o presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, afirmou que o prêmio vai "contribuir na gestão estratégica e no acesso dos indivíduos ao Judiciário brasileiro". Após o término do prazo de inscrição, a comissão julgadora terá 30 dias para analisar todos os projetos e, posteriormente, mais 60 dias para avaliar os trabalhos considerados finalistas. A premiação está prevista para acontecer em fevereiro de 2010. O edital com o regulamento do Prêmio está à disposição dos interessados na página do CNJ na internet: www.cnj.jus.br. O Prêmio será promovido anualmente.

FONTE: CNJ

Leia também:

 

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário